quinta-feira, 8 de abril de 2010

PROPORÇÕES EM FÍSICA - Aula de Reforço Sábado 10abril 2010

PROPORÇÕES EM FÍSICA

Proporção Direta


Quando a relação entre duas grandezas se dá de tal modo que, para toda variação que ocorrer em uma grandeza, a outra também varie de mesmo valor, a proporção entre elas é denominada de direta. Podemos também afirmar que duas grandezas são diretamente proporcionais entre si, se e somente se, a razão entre elas for uma constante.
Suponha que uma pessoa lhe diga que uma grandeza Y é diretamente proporcional a outra grandeza X. As opções seguintes apresentam conclusões que você poderá tirar dessa informação. Assinale aquela que está errada.

A) Duplicando o valor de X, o valor de Y duplica.
B) O gráfico X em função de Y é uma reta que passa pela origem.
C) O quociente Y/X é constante.
D) A relação entre X e Y é da forma Y= a.X.
E) Os valores de X são sempre iguais aos valores de Y.

Quando duas grandezas X e Y são diretamente proporcionais, obrigatoriamente se o valor de uma grandeza X for igual a zero, o valor da outra grandeza Y também será zero. Entretanto, há casos em que o valor de X é zero, mas o valor correspondente Y não, e o gráfico que relaciona essas grandezas é uma reta. Nesse caso, existe apenas uma variação linear, mas não uma proporcionalidade.


Proporção Inversa

Sempre que entre duas grandezas existir uma relação de tal modo que, dobrando o valor de uma delas, o valor da outra reduza a metade, quadruplicando a primeira, a segunda fique dividida por quatro, podemos afirmar que entre elas existe uma proporção inversa..
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando o produto entre seus valores resultar numa constante.

Proporção Quadrática

Quando a relação entre duas grandezas se dá de tal modo que, para toda variação que ocorrer em uma grandeza a outra varie no quadrado desse mesmo valor, a proporção entre elas é denominada de quadrática. Podemos também afirmar que duas grandezas possuem uma proporção quadrática, se, e somente se, a razão entre uma e o quadrado da outra for uma constante.
Diremos que uma grandeza varia com o quadrado da outra quando duplicarmos o valor de uma e o valor da outra tornar-se quatro vezes maior, triplicarmos o valor de uma e o valor da outra tornar-se nove vezes maior ou quadruplicarmos o valor de uma e o valor da outra tornar-se dezesseis vezes maior e, assim, sucessivamente.
O gráfico que representa esta proporção é uma curva denominada de parábola.
Sabendo-se que a altura percorrida por um corpo abandonado é diretamente proporcional ao quadrado do tempo, determine que altura ele percorre em 6s de movimento, se em 2s ele percorreu uma altura H.

Com base no enunciado anterior, responda.
Partindo do repouso, um corpo em queda livre percorre uma distância H em um segundo. Quanto tempo leva esse corpo para percorrer uma altura 2H?

Com base no enunciado anterior responda.
Partindo do repouso, um corpo em queda livre percorre uma distância H em dois segundos. Quanto tempo leva esse corpo para percorrer uma altura 4H?

Com base no enunciado anterior, responda.
Determine de que altura um corpo abandonado cai em 6s de movimento, se em 2s ele percorreu uma altura H.


Proporção Inversa Quadrática

Quando a relação entre duas grandezas se dá de tal modo que, para toda variação que ocorrer em uma grandeza, a outra varie no inverso do quadrado desse mesmo valor, a proporção entre elas é denominada de inversa quadrática. Podemos também afirmar que duas grandezas possuem uma proporção inversa quadrática se, e somente se, o produto entre uma e o quadrado da outra for uma constante.
Diremos que uma grandeza varia com o inverso quadrado da outra quando duplicarmos o valor de uma e o valor da outra tornar-se quatro vezes menor; triplicarmos o valor de uma e o valor da outra tornar-se nove vezes menor ou quadruplicarmos o valor de uma e o valor da outra tornar-se dezesseis vezes menor; e, assim, sucessivamente.


PROFESSOR DE FÍSICA DO META VESTIBULAR RENATO CHAVES