sábado, 20 de março de 2010

Artigo de química - Prof. Ruffini

Na prova de química do vestibular/2010 da universidade federal do Rio Grande do Sul, encontramos um a questão falando sobre o adoçante aspartame. A questão trás pra discussão, produtos DIET e LIGHT, adoçante artificial e natural - bem como uso de produtos ''zero cal''. Dentre os açúcares naturais - principalmente a glicose, são essenciais em uma dieta alimentar, apesar de estarem associados a problemas como:
1 - Cáries, caso não seja feita uma correta assepsia bucal pós refeição.
2 - Formação de tecido gorduroso e aumento de peso, havendo consumo que exceda a exigência energética do organismo. O aumento crescente de tais problemas, levaram ao desenvolvimento dos adoçantes artificiais, que apresentam pouco ou quase nenhum valor calórico. Estamos disponibilizando, uma tabela com dados comparativos entre o sabor doce. Dentre eles, alguns açúcares e adoçantes artificiais.
Clique aqui para fazer o download da tabela
Obs: Resquisita-se word para visualizar a tabela.
Observe que a sacarose, obtida da cana-de-açúcar, é tomada como padrão de referência e, portanto, seu valor é 1,00. Dizer que o ciclamato de sódio é 30 vezes mais doce do que a sacarose, significa que é necessário 30g de sacarose para se obter o mesmo sabor doce - para um produto qualquer - daquele que seria obtido por 1,0g de ciclamato de sódio. O aspartame, que é atualmente bastante utilizado como adoçante, e que apresenta o mesmo valor calórico da sacarose (4 kcal/g), é um dipeptídop, em outras palavras, é obtido pela união de dois aminoácidos. É usado em bebidas, gelatinas, gomas de mascar, adoçante para cafés, sucos, etc.
Seu uso mais frequente, esta associado as bebidas com inscrição ''zero cal''.
A justificativa, reside no fato dele ser 180 vezes mais doce que a sacarose, sendo utilizada uma quantidade muito pequena para se obter o mesmo sabor doce, reduzindo portanto, as calorias a um valor muito baixo.
Com relação a prova de química da UFRGS/2010, a questão que trata sobre o aspartame é a de número 39, com o seguinte enunciado:
Das afirmativas propostas:
I - Falsa, pois o aspartame é dipeptídeo
II - Falsa, pois uma proteína é um polipeptídeo
III - Verdadeira, pois se realizarmos a ruptura da ligação peptídica na estrutura do aspartame, iremos realmente obter como um de seus aminoácidos.
Desta forma, temos como opção correta alternatica (C)

Prof. Ruffini